Os óleos essenciais estão cada vez mais em evidência, tanto por serem alternativas naturais no tratamento de diversos desconfortos e males, quanto por sua simplicidade, uma característica que se destaca em um mundo onde a tecnologia na área da saúde está crescendo cada dia mais.
Nomear aqui cada um dos óleos essenciais, suas propriedades e seus benefícios faria deste artigo um verdadeiro livro, mas faremos o nosso melhor para explanar este tema, trazendo informações quentes e baseadas nas últimas notícias e estudos sobre o tema.
O QUE SÃO ÓLEOS ESSENCIAIS?
Os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais que proporcionam saúde e bem-estar físico e emocional através da aromaterapia. Eles podem ser produzidos através de vários processos a partir de plantas aromáticas, frutas, flores, raízes, sementes, cascas de árvores e outros componentes naturais.
O efeito dos óleos essenciais vem de seus aspectos químicos, botânicos e energéticos. O uso de ervas na medicina é milenar, e a História nos mostra que as civilizações antigas já faziam seu uso, tanto na medicina tradicional quanto para fins terapêuticos.
De forma semelhante nos dias atuais, os óleos estão sendo utilizados tanto para melhora de estados emocionais e mentais, como por suas ações anti-inflamatórias, antimicrobianos, antioxidantes, entre outras.
Cada tipo de óleo essencial tem uma função específica, a depender de sua composição. Mas antes de falar mais sobre isso, que tal compreender mais o que é a aromaterapia?
Aromaterapia
A aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza aromas e partículas liberadas dos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.
Os efeitos benéficos do tratamento através da aromaterapia estão sendo cada vez mais comprovados através de testes e estudos clínicos, bem como por quem faz uso.
Diferença entre Óleo Essencial e Essência
Há quem confunda, mas é de suma importância destacar que o óleo essencial e a essência são completamente diferentes.
Os óleos essenciais são 100% naturais, e são feitos a partir de ingredientes extraídos de plantas, frutos, flores ou resinas, entre outros. As essências, por sua vez, são produtos artificiais, produzidos em laboratório.
COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS
Existe mais de uma maneira de fazer uso dos óleos essenciais. Vai depender muito do óleo e do objetivo e, por isso, cada caso é um caso. Não faça uso sem se informar com um profissional habilitado. A seguir, vamos conhecer algumas maneiras de utilizar os óleos essenciais:
- Banhos de imersão;
- Colar aromático;
- Compressas;
- Difusores;
- Escalda pés;
- Inalação;
- Spray;
- Vaporização;
- Uso tópico.
Dependendo do óleo e do objetivo, pode-se adicionar algumas gotas no hidratante, no shampoo, etc.
ÓLEOS ESSENCIAIS MAIS CONHECIDOS
Os óleos essenciais são usados para promover a saúde e o bem-estar físico, emocional e mental, e também para aliviar diversas dores e outros sintomas associados a várias condições médicas. Alguns óleos também possuem propriedades que fortalecem o corpo.
No entanto, uma das dúvidas relativas ao uso dos óleos essenciais é: “Qual óleo é mais indicado para o meu caso?”.
Assim, para te ajudar, vamos fazer algumas indicações que podem ser muito úteis.
Importante: atente-se também às contraindicações. No caso de gestantes, crianças, quadros de hipertensão, epilepsia e outras síndromes que demandam a ingestão de muitos medicamentos, consulte-se com um profissional médico antes.
Agora, confira a lista que preparamos para você:
Óleo essencial de alecrim:
O alecrim é conhecido há muito tempo por seus muitos benefícios, incluindo efeitos positivos na memória, calmante e, é claro, um aroma agradável. Entre seus benefícios, podemos destacar: efeito antioxidante, anti-inflamatório, analgésico, antimicrobiano e antimicótico. Além disso, também possui um efeito cicatrizante e anticaspa, e é um estimulante mental.
Para adquirir o óleo essencial de Alecrim da Belladerm, clique aqui.
Óleo essencial de melaleuca - tea tree:
Este óleo tem efeito cicatrizante, bactericida, viricida, anti-infeccioso, além de também auxiliar no tratamento de feridas e até mesmo a herpes. Estudos de caso também mostram seus efeitos como fungicida, e um ótimo coadjuvante nos cuidados da candidíase.
Para saber como adquirir o óleo essencial de Melaleuca da Belladerm, clique aqui.
Óleo essencial de lavanda:
Tem ação cicatrizante, antisséptica e analgésico. Muito utilizado para o alívio das cólicas. Promove relaxamento e é útil para os cuidados com a pele, aliviando algumas alergias, acne, eczemas, frieiras, herpes, entre outros.
Óleo essencial de orégano
É considerado o óleo essencial da defesa. Tem potencial antimicrobiano, antiviral, bactericida e antifúngico. Também auxilia no alívio de problemas respiratórios.
Para saber como adquirir o nosso Óleo Essencial de Orégano, clique aqui.
Óleo essencial de bergamota
Possui propriedades antidepressivas, trazendo alívio para estresse e ansiedade, além de ajudar no combate à insônia e regular o apetite.
Para saber como adquirir o nosso Óleo Essencial de Bergamota, clique aqui.
Óleo essencial de citronela
Possui propriedades repelentes, proporcionando proteção contra mosquitos, além de também ser um ótimo fungicida.
Para saber como adquirir o Óleo Essencial de Citronela, clique aqui.
Óleo essencial de cravo
O óleo essencial de cravo tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antisséptica, bem como fungicida e antibacteriana. Muito utilizado para aliviar dores de dente.
Para saber como adquirir o Óleo Essencial de Cravo da Belladerm, clique aqui.
Óleo essencial de eucalipto
Este é um descongestionante respiratório, o que é bom para tosse, sinusite, asma, rinite, etc. Também possui propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas, principalmente para a dor muscular.
Para saber como adquirir o nosso Óleo Essencial de Eucalipto, clique aqui.
Óleo essencial de laranja
O óleo essencial de laranja estimula a circulação linfática e venosa, além de ter efeitos diuréticos. Pode também ser utilizado como complemento no tratamentos de varizes e possui ação calmante para o estômago.
Aproveite para conhecer a linha completa de óleos essenciais da BellaDerm.
BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
Agora que já conhecemos os óleos mais utilizados, vamos falar diretamente de alguns desconfortos e males que eles tratam. Sem mais delongas, confira abaixo:
Óleo essencial para ansiedade, estresse e bem estar: Ylang Ylang, Lavanda, Alecrim, Laranja, May Chang, Menta brasileira, Tangerina, Anis Estrelado.
Óleo essencial para insônia: Ylang Ylang, Lavanda, Capim Limão.
Óleo essencial para memória, disposição mental e fadiga: Alecrim, Gerânio.
Óleo essencial antiparasitário, antifúngico e antimicrobiano: Orégano, Bergamota.
Óleo essencial para apetite: Bergamota, Louro, Mandarina, Tangerina.
Óleo essencial para dores: Eucalipto (dor muscular), Cravo (dor de dente), Cálamo (Cores articulares e musculares), Cânfora branca (dores musculares, reumáticas e artrite), Alecrim (Dor de cabeça).
Óleo essencial para dores menstruais: Sálvia, Camomila, Canela Casca, Hortelã Limão, Lavanda.
Óleo essencial para líbido: Cálamo, Canela casca, Jasmin, Sálvia Sclarea, Noz-moscada, Pimenta Preta, Sândalo Amyris.
Óleo essencial para as vias respiratórias: Eucalipto (descongestionante), Menta brasileira.
Óleo essencial para os cabelos: Tea Tree (brilho), Ylang Ylang (brilho e queda), Hortelã (brilho), Lavanda (brilho), Alecrim (queda).
Óleo essencial para o estômago e digestão: Laranja (azia, queimação e refluxo gástrico), Louro, Tangerina, Manjerona.
Óleo essencial para circulação: Laranja, Alecrim, Cálamo, Cânfora Branca, Junípero.
Óleo essencial para diarreia: Noz-moscada, Camomila romana, Canela casca
Óleo essencial com efeito diurético: Cedro, Laranja, Salsa.
Os estudos a respeito dos efeitos benéficos dos óleos essenciais avançam mais a cada dia. Por isso, trouxemos essas informações, mas antes de fazer o uso de qualquer produto ou de iniciar um tratamento, consulte-se com um médico ou profissional habilitado.
Fontes pesquisadas: eCycle | Portal Tua Saúde | Guia Prático e Aromaterapia